O que é a meta 30x30?
No contexto oceânico, a meta 30x30 visa criar e fortalecer MPAs (Áreas Marinhas Protegidas)
A meta 30x30 é um compromisso internacional para proteger pelo menos 30% das áreas terrestres e marinhas do planeta até 2030. A proposta foi formalmente adotada na COP15 da Biodiversidade, em 2022, como parte do Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal, sob a Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Diversidade Biológica (CDB).
No contexto do oceano, a meta 30x30 visa criar e fortalecer MPAs (Áreas Marinhas Protegidas), que são zonas em que atividades humanas, como pesca industrial, exploração de petróleo e mineração, são restritas ou controladas para preservar ecossistemas marinhos e costeiros.
Essas áreas de proteção ajudam a recuperar estoques pesqueiros, proteger espécies ameaçadas e aumentar a resiliência do oceano às mudanças climáticas.
Atualmente, menos de 10% dos oceanos globais estão sob algum tipo de proteção efetiva. Por isso, atingir a meta 30x30 depende de medidas concretas de governança, fiscalização e participação das comunidades costeiras.
Em resumo, a meta 30x30 é uma ação global para frear a perda de biodiversidade e garantir que os oceanos continuem fornecendo alimentos, regulação climática e equilíbrio ecológico ao planeta.